top of page

Saiba o que é Injeção intraocular



O avanço da Oftalmologia trouxe diversos benefícios e facilidades para os pacientes e profissionais da área, a injeção intraocular é uma delas.


O que é

A Injeção Intravítrea ou Intraocular é uma técnica revolucionária para o tratamento de uma série de doenças da Retina, incluindo principalmente a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), a Retinopatia Diabética e a oclusão de veias da Retina.


Nesse procedimento, é realizada a aplicação de injeção no olho, liberando medicamentos específicos em um local do olho chamado Vítreo (ou Humor Vítreo), uma região que contém uma massa gelatinosa, transparente e incolor que preenche o espaço do globo ocular entre o Cristalino e a Retina. Uma de suas funções é manter posicionada a Retina, evitando assim o seu descolamento.


Nas injeções intravítreas, de modo geral, a medicação é aplicada diretamente no vítreo Alguns remédios podem ser injetados dentro do olho, como corticoides ou drogas que inibem o VEGF, uma molécula produzida dentro do olho em alguns tipos de doenças. Hoje em dia existem três drogas que atuam como “anti-VEGF” no Brasil: Avastim® (bevacizumab), Lucentis ® (ranibizumab) e Eylea® (aflibercept) e esteróides como o Keenalog (R) ( triancinolona) e Ozurdex(R) ( dexametasona). Estas drogas revolucionaram a oftalmologia e hoje em dia ajudam a salvar a visão de milhares de pacientes todos os anos.


Diversas doenças podem se beneficiar com o tratamento por meio da injeção intravítrea de antiangiogênico. As mais comuns são:


DEGENERAÇÃO MACULAR RELACIONADA À IDADE

A degeneração macular relacionada à idade (maculopatia) provoca lesão progressiva da mácula, área central e mais vital da retina, tendo como consequência a perda gradual da visão central. A visão central fica debilitada, perdendo detalhes e linhas retas podem parecer onduladas.

Em cerca de 90% dos casos ocorre a forma seca ou atrófica, menos grave e provocada pelo envelhecimento natural. Já a forma úmida é menos comum, porém mais grave se não for tratada. Por isso, é fundamental fazer o diagnóstico o mais rápido possível, fazendo visitas regulares ao oftalmologista


RETINOPATIA DIABÉTICA

Retinopatia diabética é uma complicação que ocorre quando o excesso de glicose no sangue danifica os vasos sanguíneos dentro da retina. Caso o paciente não busque tratamento, a visão pode ficar seriamente comprometida.

Os primeiros sintomas incluem moscas volantes, borrões, áreas escuras na visão e dificuldade de distinguir cores. Pode ocorrer cegueira.


EDEMA MACULAR DIABÉTICO

O edema macular diabético é a maior causa de cegueira entre pessoas com idade economicamente ativa. Ele ocorre como resultado do excesso prolongado de açúcar no sangue. Isso faz com que os vasos sanguíneos dos olhos absorvam mais líquido, levando ao inchaço da retina e prejudicando sua função.

OCLUSÃO DE VEIA DA RETINA

A oclusão da veia da retina envolve obstrução por um trombo. Os pacientes têm perda indolor de visão que geralmente é repentina e podem ter fatores de risco (p. ex., idade avançada, hipertensão).

A Injeção nos olhos dói?

Ao contrário do que se pode pensar, a Injeção Intraocular é um procedimento completamente indolor. A anestesia com gotas de colírio é o suficiente para evitar a sensação dolorosa durante a injeção ocular.


Além disso, as complicações relacionadas à Injeção Intraocular são raras. O mais comum é o surgimento de uma pequena mancha de sangue no local da injeção. Esse pequeno sangramento acontece nas regiões mais externas do olho e, quando presente, desaparece em poucos dias


Marque já a sua consulta pelo WhatsApp (75) 9.8864-7916. 🤳🏻

bottom of page