top of page

Você sabe o que é fadiga ocular?



Durante a quarentena, a quantidade de horas que se passa em frente as telas dos eletrônicos quase dobrou, mas você sabia que isso pode causar um problema sério chamado de fadiga ocular digital?

Segundo a pesquisa feita pela The Vision Council, 59% das pessoas que usam computadores e dispositivos digitais rotineiramente apresentam sintomas de fadiga ocular digital (também chamada de fadiga ocular causada pelo uso do computador ou síndrome da visão de computador).


Os sintomas da fadiga ocular incluem: olhos secos, dores de cabeça, visão turva, dor no pescoço e no ombro, espasmos oculares e olhos vermelhos. Mas é possível contornar o problema consultando um oftalmologista!

Aqui vamos explicar um pouquinho sobre a fadiga ocular, como você pode evitá-la, e perceber os seus sintomas.


O que é fadiga ocular?

A fadiga ocular (Astenopia) é o cansaço ocular que ocorre quando mantemos os olhos fixos em algum ponto próximo por longos períodos. Isso acontece quando utilizamos aparelhos que emitem luz azul, como computadores, tablets ou celulares.


A Luz é composta por diferentes cores que misturadas criam o branco. Entre estas cores está o Azul, presente em ambientes internos e externos, isto é, tanto no sol quanto na luz residencial.


Em pequenas quantidades, a faixa azul do espectro luminoso pode trazer efeitos benéficos sobre sua saúde geral, ajudando a regular seu ciclo de sono. Mas exposição demais a esta luz pode causar efeitos contrários.

Os sintomas causados pelo excesso dessa luz podem variar entre dores de cabeça, irritação nos olhos, sensação de cansaço, visão turva, coceira, ardência, insônia, entre outros.


A Astenopia é muito comum e pode acometer todas as idades, por isso fique atento!

É importante salientar que não é apenas a luz azul dos aparelhos eletrônicos que pode causar a fadiga ocular. Ela também pode estar relacionada a problemas como: miopia, hipermetropia ou astigmatismo. Nesse caso, os olhos precisam fazer um esforço extra para conseguir manter o foco da visão.


Ao perceber qualquer incômodo que possa caracterizar a fadiga ocular, consulte um oftalmologista para identificar possíveis alterações na visão, como astigmatismo ou miopia.


Dicas para prevenção da fadiga ocular

Existem algumas dicas simples que podem te ajudar a prevenir esse problema. São ajustes básicos no seu local de trabalho que podem fazer grandes diferenças para os olhos.

Descanse os olhos por cerca de dois minutos a cada duas ou três horas de esforço. Basta fechá-los, piscar e olhar para o horizonte por um tempo.


Pisque os seus olhos com frequência.Piscar ajuda a manutenção da umidade dos olhos e é indispensável para a saúde ocular.Evite utilizar dispositivos eletrônicos por um período de tempo muito longo.

Posicione a tela do computador para que as janelas fiquem ao lado, em vez de na frente ou atrás dela. Assim você evita a luminosidade e os reflexos na tela.

Minimize o brilho das suas telas. Não utilize os seus equipamentos com o brilho máximo, a exposição demasiada a esta luminosidade pode afetar os olhos

Evite a incidência do ar do ventilador ou ar-condicionado diretamente nos seus olhos.

Não use colírios sem recomendação médica.

Durma bem! Os seus olhos precisam de uma boa noite de sono para se manterem saudáveis.

Se você usa óculos, opte pelas lentes com antirreflexo (AR). Ele reduz o brilho, minimizando a quantidade de luz refletida nas superfícies frontal e traseira de suas lentes para óculos.


Se você não usa óculos, considere o uso dos óculos de descanso, eles ajudaram a minimizar esse problema.

_____________________________________________________________

É importante que você visite o seu oftalmologista periodicamente para a prevenção de possíveis doenças oculares, cuide-se!



Marque já a sua consulta pelo WhatsApp (75) 9.8864-7916. 🤳🏻

bottom of page